Após veto integral por parte do Poder Executivo no mês de janeiro, a expectativa da derrubada por parte do Congresso é grande por parte das empresas que possuem débitos do Simples Nacional
Com o veto integral ao Refis do Simples Nacional no início do mês do último mês de janeiro, a expectativa era de que o texto fosse aprovado até o final deste mês de fevereiro.
Na última terça-feira, o líder do Governo no Congresso Nacional informou à imprensa que o veto será derrubado na primeira quinzena de março – sem fornecer maiores detalhes. O Presidente do Congresso também se manifestou nos últimos dias sobre o tema, demonstrando o seu descontentamento com o veto presidencial.
A expectativa é de que seja encontrada uma solução intermediária entre as partes, o que pode significar descontos inferiores aos previstos nos valores de multas e juros, bem como menor prazo para parcelamento dos débitos.
As condições previstas do texto vetado pelo Poder Executivo eram as seguintes:
O último dia 31 de janeiro era a data limite para que as empresas optassem pelo regime do Simples Nacional neste ano, o que levou muitas empresas com débitos a realizar o parcelamento nas condições atualmente permitidas, ou seja, em até 60 meses e sem descontos nos valores referentes a multas e juros.
Caso queira acompanhar as novidades sobre o Refis e outras questões envolvendo o Simples Nacional, não deixe de acompanhar a minha coluna aqui no Portal Contábeis.
Fique atento(a)!
Deixe um comentário